A Santa Rosa Florestal conta com uma extensão de florestas de pinus próprias, contribui para o desenvolvimento da região litorânea do sul do país a partir do fornecimento de matéria-prima renovável. Através de um manejo sustentável, a empresa planeja o controle sobre a qualidade de seus produtos desde os primeiros anos das árvores, com desbastes adequados, contribuindo para o melhor desenvolvimento das mesmas.

O cultivo é majoritariamente da espécie Pinus elliotti, a qual possui rápido crescimento e maior densidade. A escolha de manter reservas florestais dessa espécie ocorre pelas duas principais atividades da empresa: venda de toras destinadas à produção de madeira através de processamento mecânico e extração de resina.

A Santa Rosa Florestal conta com uma colheita mecanizada, o que possibilita eficiência na produtividade, garantia de qualidade e corte conforme as especificações e dimensões de acordo com o uso final. São comercializas toras de diferentes diâmetros, as quais podem ser direcionadas a distintas finalidades. A colheita da madeira é um conjunto de operações, logo, a empresa também conta com uma frota própria de caminhões traçados que são responsáveis pelo transporte da matéria-prima até o destino final.

A extração de goma de resina ocorre em árvores vivas do gênero pinus e é comercializada pela empresa in natura. A execução dos serviços realizados demonstram condições ideais de trabalho. A estriagem é o principal procedimento para a extração e representa 80% do sucesso do empreendimento. A empresa conta com operários experientes que exploram a capacidade de produção das árvores de forma consciente e responsável. O breu e a terebintina são os principais produtos derivados da resina e a partir deles são produzidas colas, tintas, vernizes, adesivos, cosméticos, pomadas farmacêuticas, corantes, entre outros…